quarta-feira, 19 de agosto de 2015

          Qual é a atividade física ideal para minha idade?


Atividades para crianças:

As atividades físicas para crianças são extremamente importantes para um bom crescimento e desenvolvimento do corpo e da mente. É importante que a criança comece a criar resistência, coordenação, força, equilíbrio, agilidade, velocidade, percepções tátil, auditiva e visual, noções de espaço, de tempo e de ritmo... e todos os outros benefícios que podem ser adquiridos através das atividades físicas. A atenção precisa ser especial nessa fase, pois é durante toda a infância que novas sensações são descobertas, e são os exercícios que auxiliam e proporcionam o início de uma vida saudável.
Atualmente, há uma preocupação muito grande com o alto índice de obesidade durante a infância. Antigamente as brincadeiras proporcionavam uma queima de calorias muito maior, as crianças eram acostumadas a correr mais, pular mais...hoje muitas praticam atividades físicas apenas na educação física da escola, pois no tempo livre tudo gira em torno da televisão, do computador e do vídeo-game! Esses hábitos tem proporcionado menos qualidade de vida para as crianças e aumentando o índice de sedentarismo.
A prática correta e regular de exercícios precisa começar na infância, ou seja, é importante que os pais incentivem, busquem saber quais são as atividades preferidas da criança, e proporcione a realização. Normalmente as crianças preferem atividades que sejam divertidas e que tenham contato com outras crianças. Veja algumas dicas de atividades físicas para crianças e quais os principais benefícios:
Natação: é indicada a partir dos primeiros meses de vida, para que desde cedo haja uma adaptação com a água. Durante os primeiros anos, a natação ocorre de forma recreativa e lúdica, e é importantíssima para que novos movimentos sejam descobertos pela criança, sem nenhum trauma (tombo, batida, dor). É um grande auxílio para o desenvolvimento motor, assim como os aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Além disso, melhora a resistência do organismo e ajuda em casos de problemas respiratórios e ortopédicos.
Ballet: ajuda muito na coordenação motora, concentração, disciplina, postura, memória, criatividade, lateralidade, ritmo, flexibilidade, musicalidade, e proporciona uma sensibilidade às artes e às expressões corporais.
Futebol, vôlei e basquete: normalmente são os três esportes que utilizam bola que são mais praticados pelos "pequenos". Ajudam a criança a criar uma certa resistência física, capacidade cardiorespiratória, coordenação motora e incentiva o trabalho em equipe.

Atividades físicas para adolescentes:

Por anteceder a fase adulta é importante criar um hábito ainda maior de exercícios. 
Pesquisas comprovam que os adultos sedentários, na maior parte das vezes são assim, porque na adolescência já não tinham o costume de se exercitar.
Durante a adolescência, um período complicado, cheio de dúvidas, altos e baixos, onde a preocupação com a aparência triplica, a atividade física além de todos os benefícios oferecidos em qualquer fase, proporciona também um estímulo à socialização, à inclusão, aumenta a auto-estima, o bom-humor, a disciplina, estimula a busca por objetivos, elimina a preguiça, exercita a independência, o relacionamento em grupo, dentre outros.
A adolescência é um momento de mudanças no corpo, pois há uma grande concentração de hormônios, e as atividades físicas ajudam a enfrentar de um jeito mais agradável estes efeitos psicossociais, e ao gastar mais energia, o corpo e o psicológico tendem a ficar mais equilibrados. Também é durante a adolescência que o apetite aumenta é muito comum ouvir comentários de que eles comem demais, principalmente os garotos, por isso é fundamental manter uma atividade física regular, para evitar a obesidade. Outro ponto a ser comentado é a ajuda que o esporte oferece, para que os jovens se afastem de possíveis vícios, como o álcool e drogas.
A musculação na adolescência é um tema difícil a se tratar, muitos dizem que não é recomendado, pois atrapalha no crescimento e desenvolvimento do corpo, mas não há comprovação desse fato. Porém, o que é totalmente inadequado, é fazer musulação trabalhando com carga máxima, pois desse forma é possível atrofiar ou atrapalhar o desenvolvimento dos músculos. O ideal é visar apenas a resistência muscular, e não a força, fazendo um programa que intercale exercícios aeróbicos e anaeróbicos com cargas mais leves.

Para adultos:

Aos 20 anos... 

Não há restrição de exercícios, o corpo já se desenvolveu ao máximo e ainda permite muito esforço. A atenção precisa ser focada na postura, para que não tenha problemas. Por ser uma fase onde as responsabilidades são muito maiores, o tempo é curto, então é necessário achar uma atividade que dê prazer e encaixá-la na agenda.
Aos 30 anos...
A partir dos 30 anos a preocupação com a saúde e com a estética aumenta, pois as respostas metabólicas e fisiológicas não são mais as mesmas, ficam lentas, e as “marcas do tempo” começam a aparecer. É comum ouvir queixas de mulheres que a partir dos 30 anos, possuem mais dificuldade para emagrecer, diferente de antes, que rapidamente perdiam peso. Durante esse período também não há restrições de exercícios, mas a musculação é ainda mais indicada, pois ajuda nos resultados estéticos, na articulação e fortalece o corpo.

Aos 40 anos...

É bom evitar exercícios de grande impacto, como o jumping. Já a musculação se torna muito importante, porque ajuda a reverter a descalcificação dos ossos. O ideal é trabalhar o core (músculos do quadril, do abdômen e das costas que estabilizam a coluna). O pilates é ótimo para trabalhar essa região.

Para idosos:

Aos 50 anos...

É importante cuidar dos ossos. E evitar movimentos repetitivos de atividades como maratona, spinning e ciclismo, a não ser que você já pratique há muito tempo. O deep running (corrida embaixo d'água) tem pouco impacto, trabalha a força e evita a perda de massa muscular.

Aos 60 anos...

O importante é continuar trabalhando a força - e começar a focar em exercícios direcionados para prevenir tombos. Exercícios de baixo impacto na água são ótimos. No entanto, só a hidroginástica não adianta. A mulher não pode abrir mão da musculação, para reforçar toda a estrutura do corpo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Conheça a importância de ter uma boa noite de sono

Dormir bem não cura só o sono perdido na balada da noite passada! Ter uma boa noite de sono é garantia do bom e melhor funcionamento do nosso corpo

Com a correria do dia a dia, às vezes se torna raro ter umaboa noite de sono. Os motivos podem ser vários: insônia,falta de tempo, problemas respiratórios... Mas o denominador é comum para todos: dormir é uma necessidade fisiológica que, quando não atendida, pode trazer resultados nada saudáveis para a vida do ser humano
Segundo o neurologista Dr. Leandro Teles (SP), quemdorme bem tem melhor capacidade de concentração,memóriaraciocínio mais rápido e é mentalmente mais eficiente. O sono adequadomelhora o humor, reduz a ansiedade e melhora o vigor para as atividades diurnas. O Dr. José Antonio Pinto, otorrinolaringologista do Hospital São Camilo, completa que o bom sono melhora também as funçõesendócrinametabólica,cardiovascularmuscular,hormonal (já que de noite acontece a produção de hormônios como o do crescimento e o da saciedade), a pressão fica mais equilibrada e a frequência cardíaca se estabiliza com o repouso
Fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Carolina Daurea explica que o sono se divide basicamente em duas importantes fases com características distintas: REM (rapid eye movements; movimento rápido dos olhos) e não REM. “O sono NREM possui três subfases: N1: início do sono, estágio de transição, N2: sono superficial, N3: estágio onde ocorre asecreção e liberação de diversos hormônios – é o período de sono mais profundo. Tal fase é responsável pelarestauração física do indivíduo. Já o sono REM é a fase onde ocorrem os sonhos e está mais relacionada a restauração dasfunções cognitivas.
Estamos acostumados a ouvir que oito horas de sono é o tempo ideal para que consigamos repor nossas energias; mas nem sempre é assim que funciona. Carolina Daurea esclarece que a quantidade de horas de sono ideal é uma variação individual. “Algumas pessoas conhecidas por curto dormidores precisam de no máximo 6 horas de sono por noite. Os longo dormidores tem a necessidade mínima de 9 horas, e osindiferentes, que são a maioria da população, dormem em média de 7 a 8 horas por dia. Vale lembrar que mais importante que a quantidade é a qualidade desse sono”, explica

As melhores posições para dormir

Barriga para cima

Com as costas deitadas no colchão, os braços repousados ao lado do corpo e o travesseiro mais baixo que a altura dos ombros para não forçar o pescoço. Essa posição pode, por outro lado, favorecer roncos e apneia do sono. “A posição ideal para dormir seria em decúbito dorsal ou ‘de barriga para cima’ pois mantém os membros alinhados ao corpo, o que facilita a circulação arterial e venosa além de facilitar o movimento respiratório, possibilitando maior expansão pulmonar e, consequentemente, oxigenando melhor os tecidos do corpo”, recomenda o Dr. Rubene Campos.

De lado

Deitando de lado, com uma almofada entre as pernas, você mantém a coluna ereta e não compromete a circulação sanguínea. O travesseiro deve estar na altura dos ombros para evitar que o pescoço fique de lado. O Dr. Rubene enfatiza que “dormir de lado, também é uma boa posição desde que tenha um apoio com travesseiro mantendo o alinhamento da cabeça e entre as pernas evitando a pressão de uma sobre a outra”.
Mas de qual lado?
Dormir virado para o lado direito ou esquerdo pode fazer diferença, de acordo com alguns estudos. Segundo essas pesquisas, dormir do lado esquerdo melhora a digestão e evita azia e queimação. Também é a posição indicada para mulheres grávidas, pois favorece na circulação do sangue para o feto e na drenagem linfática natural do organismo.

As piores posições para dormir

De bruços

“O decúbito ventral é a posição menos indicada pois obriga a um esforço em rotação da coluna cervical e reduz a expansão dos pulmões, diminuindo a oxigenação do corpo”, esclarece o osteopata Rubene Campos. Para poder respirar será necessário torcer o pescoço para o lado. Essa posição pode trazer dores nas costas, tendinite entre outros males físicos, mas também pode reduzir a possibilidade de roncos.

Fetal

A posição fetal é aquela em que a pessoa fica de lado, mas com as costas arqueadas e com as pernas levantadas, como a posição de um feto na barriga da mãe. Não é indicada pois força a coluna e o pescoço e atrapalha a respiração, além de impedir que a postura fique correta.
O Dr. Rubene alerta ainda que quem dorme com as mãos embaixo do travesseiro ou da cabeça está sujeito à lesões nos tendões do ombro.

Dicas práticas para você dormir bem

Algumas recomendações que você pode seguir para ter mais qualidade no sono e acordar sem dores e bem descansado.
  • Evite dormir com os braços para cima: pode causar bursite ou dor nos ombros.
  • Evite apoiar um membro no outro, principalmente as pernas, na posição de lado, ou os joelhos.
  • Evite dormir em cima do braço ou das mãos.
  • Manter a coluna ereta é fundamental.
  • Use travesseiros para ajustar: Entre as pernas quando deitar de lado, no lombar para quem dorme de barriga para cima, abaixo da barriga para grávidas e, claro, para o pescoço, sempre mantendo alinhada a coluna.
  • Escolha colchão e travesseiros adequados para o seu peso e tipo físico.
Se você tem problemas para dormir, sente dores no corpo ou constantemente tem a sensação de que a noite de sono não foi satisfatória, procure um especialista do sono ou um osteopata. Apesar de parecer um problema pequeno, pequenas mudanças de comportamento ou tratamentos simples podem ajudar a melhorar seu descanso e assim influenciar em toda sua qualidade de vida.

Suco detox: 20 receitas para uma alimentação saudável

Muito rico em nutrientes, o suco detox promove a purificação do organismo e colabora no processo de emagrecimento

Confira receitas para fazer seu suco detox em casa. Para prepará-las, basta bater os ingredientes no liquidificador e coar, caso julgue necessário.
Foto: Getty Images

1. Suco detox de maçã

Indicação: para quem deseja um suco doce e está focado na purificação do organismo. “A maçã é uma ótima opção, pois já é doce, evitando o uso de açúcar ou adoçante, e ainda tem pectina, uma fibra que entre os seus muitos benefícios, elimina as toxinas do organismo”, explica a dra. Cátia.
Ingredientes:
  • 2 folhas de couve;
  • 1 maçã;
  • 1 limão siciliano;
  • 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre.

2. Suco detox de abacaxi e clorofila

Indicação: a clorofila ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo e colabora com o emagrecimento.
Ingredientes:
  • 100g de clorofila congelada;
  • 1 ramo de hortelã;
  • 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos;
  • 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão;
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.

3. Suco detox de chia com espinafre

Indicação: purificar e colaborar com o emagrecimento; o espinafre tem ação antioxidante e ajuda a afastar os radicais livres, a chia aumenta a sensação de saciedade.
Ingredientes:
  • 1 punhado de espinafre;
  • 1 colher de chia;
  • água de coco e blueberry.

4. Suco detox de melancia com morango

Indicação: o morango é rico em antioxidantes e colabora com a beleza da pele. Já a melancia, com grande quantidade de água em sua composição, ajuda na hidratação do organismo e no funcionamento dos rins.
Ingredientes:
  • 1 fatia de melancia;
  • 4 morangos;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 pitada de canela.

5. Suco detox com aipo e pepino

Indicação: diurético e hidratante. “O pepino tem 95% de água, que o torna diurético e dá volume ao suco. Sua casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias que melhoram a pele, cabelo e unhas”, aponta Cátia.
Ingredientes:
  • 1 pepino pequeno;
  • 2 talos de aipo;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 limão pequeno sem casca;
  • 1 maçã;
  • Água.

6. Suco detox de maçã com água de coco

Indicação: diurético, graças ao aipo, e com grande potencial de purificação, pela combinação da maçã e couve. Além disso, a água de coco colabora com a hidratação do corpo.
Ingredientes:
  • ½ copo de água de coco;
  • 1 maçã com casca;
  • 2 talos de aipo;
  • 1 punhado de hortelã;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 fatia de gengibre;
  • 1 limão;
  • 1 folha de couve.

7. Suco detox de maçã com acelga

Indicação: além de promover hidratação e eliminação de toxinas, esta receita contém acelga, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas.
Ingredientes:
  • 1 folha média de acelga com o talo;
  • 1 maçã com casca;
  • 150 ml de água de coco;
  • 4 folhas de hortelã;
  • Água.

8. Suco detox de batata-doce com maçã e pepino

Indicação: a batata-doce tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão. Além disso, os outros ingredientes garantem a eliminação de toxinas e ação antioxidante.
Ingredientes:
  • 1 pedaço médio de batata-doce sem casca;
  • 1 maçã com casca;
  • 1 pepino com casca;
  • 3 ramos de hortelã;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 pedaço de gengibre sem casca;
  • 2 cubos de gelo.

9. Suco detox de mamão, maçã e cenoura

Indicação: fortalece o organismo, tem ação antioxidante e promove a eliminação de toxinas e afastamento dos radicais livres.
Ingredientes:
  • 3 laranjas;
  • 4 folhas de couve;
  • ½ cenoura crua (sem casca);
  • ¼ de mamão papaya;
  • ¼ de maçã.

10. Suco detox de melancia

Indicação: além de promover a hidratação e o bom funcionamento dos rins, pela presença da melancia, a receita contém linhaça, que ajuda a melhorar a pressão e combater o colesterol.
Ingredientes:
  • 3 fatias de melancia;
  • 1 colher (chá) de gengibre;
  • 1 colher (chá) de linhaça triturada.

11. Suco detox de tomate

Indicação: proteção do sistema imunológico, ajuda na eliminação de gordura e colabora com o funcionamento do intestino.
Ingredientes:
  • 200 ml de suco de tomate;
  • 25 ml de suco de limão;
  • 2 gotas de pimenta Tabasco;
  • Água com gás.

12. Suco detox de cenoura, pimentão e gojiberry

Indicação: antioxidante, esse suco colabora com a manutenção da saúde da pele. O champignon ajuda na perda de peso, porque aumenta a sensação de saciedade. Também tem propriedades digestivas.
Ingredientes:
  • 200 ml suco de cenoura;
  • 200 ml suco de pimentão amarelo;
  • 2 colheres (chá) de gojiberry;
  • 50 ml suco de erva-doce;
  • 100 ml suco de limão;
  • 50 ml de suco de champignons frescos.

13. Suco detox de abacaxi e erva-doce

Indicação: digestivo. “Por possuir uma mistura de enzimas, que desdobram as proteínas, o abacaxi facilita a digestão”, explica Cátia.
Ingredientes:
  • 1/2 abacaxi;
  • 1/2 bulbo de erva-doce sem as folhas;
  • 2 hastes de hortelã;
  • 200 ml de água.

14. Suco detox de laranja com couve

Indicação: esta receita é rica em vitamina C, antioxidantes e minerais. Hidratante, é uma boa pedida para fortalecer o organismo.
Ingredientes:
  • 2 laranjas;
  • 3 folhas de couve;
  • 1 gengibre;
  • 1 litro de água.

15. Suco detox de laranja, acerola e morango

Indicação: as frutas da receita promovem o fortalecimento do organismo e ação antioxidante, colaborando com a saúde e beleza da pele.
Ingredientes:
  • Suco de uma laranja;
  • Suco de uma lima;
  • 6 acerolas;
  • 4 morangos.

16. Suco detox de maçã verde

Indicação: ajuda a melhorar a digestão, purifica o organismo e colabora com o emagrecimento.
Ingredientes:
  • 1 maçã verde;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 rodela de pepino;
  • 1 colher (sobremesa) de chia;
  • 50 ml de água.

17. Suco detox de uva

Indicação: a uva ajuda a manter uma boa pressão arterial e no combate ao colesterol, oferecendo baixas quantidade de calorias.
Ingredientes:
  • 200 ml de suco de uva;
  • 2 colheres (chá) de gengibre;
  • 1 colher (café) de canela em pó.

18. Suco detox de frutas vermelhas

Indicação: “as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e ajudam a deixar a pele lisinha”, conta a dra. Cátia. Além disso, a água de coco deixa a receita mais hidratante.
Ingredientes:
  • 200 ml de água de coco;
  • 8 framboesas;
  • 8 mirtilos;
  • Folhas de alecrim.

19. Suco detox de maracujá

Indicação: a biomassa de banana-verde ajuda a proteger a flora intestinal, o maracujá é rico em vitaminas e minerais e ainda tem efeito calmante.
Ingredientes:
  • Polpa de um maracujá;
  • 1 fatia grossa de maracujá;
  • 3 colheres (sopa) de manjericão;
  • 1 colher (sopa) de salsinha;
  • 3 copos de água de coco;
  • 2 colheres (sopa) de biomassa de banana-verde.

20. Suco detox de beterraba, cenoura e maçã

Indicação: a beterraba é antioxidante, contendo ferro e betacaroteno. Já o limão amplia os benefícios da raiz, pois favorece a absorção de ferro pelo organismo.
Ingredientes:
  • 1 beterraba pequena;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 maçã pequena;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 fatia de gengibre.

30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

Conheça novas opções de pratos com preparo simples e muito nutritivos para variar o cardápio do dia a dia

Com a correria do dia a dia, praticidade é a palavra de lei. Muitas vezes, deixa-se de lado as opções de refeições mais saudáveis, e as “comidinhas rápidas” – as famosas fast foods – acabam ganhando a vez. Isto se torna alarmante, pois normalmente os nutrientes contidos neste tipo de comida não são o suficiente para manter a saúde em dia e as calorias podem extrapolar os limites.
Seguir uma dieta saudável não é um “bicho de sete cabeças”. Às vezes só é preciso um pouco de criatividade.
E opções saudáveis e saborosas é o que não falta! Inúmeros sites especializados disponibilizam opções fáceis e práticas para todas as refeições do dia.
Para desmistificar o conceito de que comida saudável é sinônimo de trabalho na cozinha, segue abaixo 30 dicas de refeições práticas selecionadas para facilitar o dia a dia.

Café da manhã

1. Pão de queijo de ricota e chia: além de ser prática, esta receita ainda traz uma versão saudável do queridinho das mesas de todos o Brasil. Ao utilizar ricota a receita fica mais leve e saborosa.
2. Creme de iogurte grego com morangos e granola: com poucos e acessíveis ingredientes, esta receita deliciosa fica pronta em poucos minutos e faz um agrado ao paladar.
3. Bolo de banana e linhaça: esta opção de bolo traz o grão de linhaça como coadjuvante, prolongando a sensação de saciedade e despistando aquela “fominha” do meio da manhã.
4. Smoothie de abacate com chá verde: enquanto o chá verde acelera o metabolismo e turbina o gasto calórico, o abacate ajuda no combate à compulsão alimentar.
5. Panquecas de aveia e banana: receita fácil e rápida que utiliza aquela banana mais madura que está quase indo para o lixo. Reaproveitamento já!
6. Iogurte natural com aveia hidratada: temos aqui a aveia como foco principal. Quando hidratada, obtém uma textura macia, ótima para ser utilizada com o iogurte natural e ajuda a regular o intestino.

Almoço

7. Camarão flambado com purê de mandioquinha e quinua: prato simples, mas com aquela sofisticação digna de restaurante famoso. Entre no papel de chef de cozinha e saboreie este delicioso prato!
8. Robalo grelhado com cogumelos salteados: ainda nas opções de alimentos vindos do mar, esta receita além de ser deliciosa ainda é light. Se joga!
9. Peito de frango recheado: além de ser rápido, a versatilidade deste prato chama a atenção: você pode escolher seu recheio favorito, e ainda possui a opção de utilizar molho branco ou vermelho.
10. Berinjela à parmegiana light: apesar de não ser queridinha de muitos, a berinjela é extremamente nutritiva e possui poucas calorias. Que tal experimentá-la desta forma?
11. Arroz com frango, ervilha, cenoura e pimenta: uma alternativa para sair da “mesmice” do arroz e feijão de todos os dias. Simples, rápida e saborosa.
12. Rosbife de filé mignon em crosta de temperos com purê de ervilha: que tal trocar o purê de batatas de sempre por esta alternativa com ervilha? Vale a experiência!

Lanche da tarde

13. Bolo de banana sem glúten de liquidificador: além de ser uma opção gluten-free, é feito no liquidificador, o que facilita o seu preparo.
14. Panqueca integral de banana sem ovo e sem leite: receita ideal para veganos e alérgicos a ovos e leite, contém aveia que ajuda a controlar o colesterol e regular as taxas de açúcar no sangue.
15. Biscoito fit de banana: receita fit, que ajuda a manter a forma, pois não leva gordura, açúcar, glúten ou leite. Rica em fibras e vitaminas, ajuda a saciar a vontade de comer doce no meio da tarde.
16. Chips de batata doce de micro-ondas: ótima opção para fugir de salgadinhos industrializados cheios de conservantes e gordura trans. E o melhor: fica uma delícia!
17. Bolo de tapioca: os malucos por bolos podem aproveitar esta alternativa. Além de deliciosa, combina com o café da manhã ou chá da tarde.
 18. Omelete de tapioca: uma ótima refeição, leve e saudável, com uma maciez que só a tapioca pode proporcionar.

Jantar

19. Torta de pão integral com legumes: versão leve e saudável da torta salgada, esta receita leva pão integral, o qual promove sensação de saciedade por mais tempo.
20. Salada de forno: para aquelas que tem dificuldade em comer saladas, é um prato que deixa a abobrinha e a berinjela com uma “cara” extremamente apetitosa!
21. ”Pizza” de berinjela e abobrinha gratinadas: ainda falando sobre estes dois legumes, que tal trocar aquela pizza extremamente calórica e gordurosa por uma refeição mais saudável e ainda saborosa? Experimente!
22. Sanduíche natural de ricota, cenoura agridoce e passas: é adepta do sanduíche natural? Então experimente esta opção com a ricota, um queijo mais light, cenoura de um jeito diferente e as passas para complementar o sabor diferenciado.
23. Macarrão caprese com frango: está louca para comer um macarrão mas não quer ficar com peso na consciência? Tente esta versão. Fácil, rápida e leve.
24. Atum com crosta de quinoa: prato prático e fresco para os dias de maior calor. É de saborear com os olhos!

Sobremesas

25. Sorvete de frutas: a receita perfeita para um dia quente! E o melhor: não leva mais nenhum ingrediente além das frutas. Que tal experimentar?
26. Maçãs recheadas com granola e frutas secas: para combater a vontade de comer doces, podem ser utilizadas também como acompanhamento do iogurte no café da manhã.
27. Bolinhos de alfarroba e mel: além de rica em teor nutricional, a alfarroba possui vitaminas B1, A e B2, baixo teor de gordura e não contém glúten. Com certeza é um ingrediente no qual vale apostar!
28. Flan de iogurte com calda de maracujá: outra opção para não “cair matando” nos doces. Leve, fácil e belíssima, esta receita rende bastante, ideal para fazer quando a família estiver reunida.
29. Frozen iogurte de mamão: receita perfeita para dias quentes possui como ingrediente principal o mamão, fruta rica em vitamina C e E, e que ajuda na digestão.
30. Bombom de morango: fácil de fazer, esta receita leva a biomassa de banana verde, que atua no intestino e possui vitaminas A, B1 e B2, além de ajudar na dieta. Experimente!

Café Da Manhã Saudável – Veja 5 Benefícios E +10 Opções Saudáveis

5 Benefícios De Um Café Da Manhã Saudável:

  1. Melhora do rendimento físico em exercícios.
  2. Favorece o peristaltismo, estimulando o trânsito intestinal.
  3. Melhora do rendimento intelectual.
  4. Auxilia na redução do peso corporal.
  5. Ajuda a prevenir a obesidade.

“Um Café Da Manhã Saudável Pode Me Ajudar A Emagrecer?”

Se você fizer as escolhas certas, sim. Cereais com fibras ajudam a diminuir o peso.

Como Preparar Um Café Da Manhã Saudável?

Separe, no mínimo, 5 alimentos de sua escolha e que combinam entre si.  E quais grupos de alimentos podem compor essa refeição?Cereais Integrais, Lácteos (magros) ou outra fonte de proteína e frutas (em formas de sucos ou inteiras) que fornecerão todos nutrientes importantes para o nosso organismo: carboidratos, proteínas, gorduras mono e poli insaturadas, vitaminas e minerais.

Algumas Opções Para Cereais São:

  • Pães integrais,
  • Cereais matinais com fibras
  • Quinoa
  • Amaranto
  • Granola
  • Aveia
  • Torradas integrais

E Para Lácteos Magros:

  • Leites
  • Queijos brancos
  • Iogurtes desnatados

As Outras Fontes De Proteínas Podem Ser:

  • Frios (preferir os isentos de aditivos químicos)
  • Castanhas
  • Amêndoas
  • Ovos

Os Sucos Naturais Devem Ser Preparados No Momento Do Consumo Para Não Perder Muitas Vitaminas.

 
Caso prefira uma vitamina, adicione a fruta nela. E no caso de chás ou café, consumir a fruta inteira.
“Muito café é permitido?” Se não conseguir ficar sem o cafezinho, limitar o consumo em uma xícara, sem açúcar refinado.
“E quais chás eu posso ingerir?” Chás são excelentes opções em quantidades limitadas. Consulte um nutricionista para saber quais chás são mais adequados para você quando quiser toma-los devido alguma disfunção. Alguns chás que são saborosos e trazem benefícios ao seu organismo: hortelã, camomila, erva-doce, erva-cidreira e chá verde.

10 Opções De Café Da Manhã Saudável

Opção 1

  • 1 copo (200 ml) de suco de laranja
  • + 2 fatia de pão integral light com creme de ricota
  • + manga com chia e linhaça

Opção 2

  • 1 Banana da Terra cozida adicionada de canela em pó
  • + 1 copo grande de suco verde
  • + ½ xícara de cereal matinal sem açúcar

Opção 3

  • 1 fatia de bolo integral
  • + 1 taça de salada de frutas (uvas, melão, manga, melancia)
  • + · 1 xícara (chá) de café com leite desnatado

Opção 4

  • 1 xícara de cereal matinal com fibras
  • + ½ copo de iogurte natural
  • + 5 morangos picados
  • + 1 copo de suco de melão

Opção 5

  • 1 copo grande (300 mL) de vitamina de leite desnatado, maçã, cenoura e aveia
  • + 1 pão de queijo
  • + 1 fatia de melancia

Opção 6

  • ½ mamão com granola sem açúcar
  • + 2 fatias de pão com ricota temperada
  • + 1 suco de laranja, beterraba e gengibre

Opção 7

  • 1 xícara de chá gelado
  • + 1 maçã
  • + pão sírio com queijo cottage e geléia diet

Opção 8

  • 1 copo de iogurte natural desnatado com 1 colher de mel
  • + 1 copo (200 ml) de suco de couve com laranja
  • + 1 taça de salada de frutas com 2 col. (sopa) de granola

Opção 9

  • 1 copo (200 ml) de leite de amêndoas batido com morango
  • + 4 torradas com manteiga de amendoim
  • + 1 Kiwi

Opção 10

  • 2 fatias de pão integral com 1 ovo mexido
  • + 1 copo de suco de melão
  • + ½ taça de frutas picadas (manga, melão, morangos, uvas e kiwi)

Não Tenho Tempo. E Agora?

Para você que acorda sempre correndo e não dispõe de tempo para preparar o café da manhã o segredo é organização. Siga 4 passos e consiga desfrutar do seu café da manhã:
1 – Dormir cedo para acordar cedo.
2 – Organize a sua semana. Faça compras e já deixe em casa tudo o que você vai precisar para montar seu café da manhã.
3 – Organize-se na cozinha. Tente preparar tudo o que puder na véspera para você acordar e ir logo tomando o seu café da manhã saudável. Algumas opções são: higienizar as frutas quando chegar do mercado, separar os cereais em porções diárias, deixar tudo junto em um local da geladeira.
4 – Compartilhe ideias. Conversar com pessoas que também não tem tempo, mas que se organizam é fundamental para termos mais opções de preparo da nossa alimentação.

Conclusões:

  • Não realizar refeições pesadas à noite.
  • Se você não consegue levantar e logo comer, tenha um café da manhã saudável pelo menos uma hora após levantar.
  • Prefira sempre laticínios desnatados.
  • Não deixe de ingerir uma fruta pela manhã.
  • Prepare um café da manhã bem bonito e colorido.
  • Para saber as porções indicadas para você e quais alimentos são melhores para o seu consumo, procure um nutricionista para um atendimento personalizado.

Não Espere Para Começar A Ter Um Café Da Manhã Saudável. Vale A Pena Tentar! Sua Saúde Agradece.