Conheça a importância de ter uma boa noite de sono
Dormir bem não cura só o sono perdido na balada da noite passada! Ter uma boa noite de sono é garantia do bom e melhor funcionamento do nosso corpo
Com a correria do dia a dia, às vezes se torna raro ter umaboa noite de sono. Os motivos podem ser vários: insônia,falta de tempo, problemas respiratórios... Mas o denominador é comum para todos: dormir é uma necessidade fisiológica que, quando não atendida, pode trazer resultados nada saudáveis para a vida do ser humano
Segundo o neurologista Dr. Leandro Teles (SP), quemdorme bem tem melhor capacidade de concentração,memória, raciocínio mais rápido e é mentalmente mais eficiente. O sono adequadomelhora o humor, reduz a ansiedade e melhora o vigor para as atividades diurnas. O Dr. José Antonio Pinto, otorrinolaringologista do Hospital São Camilo, completa que o bom sono melhora também as funçõesendócrina, metabólica,cardiovascular, muscular,hormonal (já que de noite acontece a produção de hormônios como o do crescimento e o da saciedade), a pressão fica mais equilibrada e a frequência cardíaca se estabiliza com o repouso
Fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Carolina Daurea explica que o sono se divide basicamente em duas importantes fases com características distintas: REM (rapid eye movements; movimento rápido dos olhos) e não REM. “O sono NREM possui três subfases: N1: início do sono, estágio de transição, N2: sono superficial, N3: estágio onde ocorre asecreção e liberação de diversos hormônios – é o período de sono mais profundo. Tal fase é responsável pelarestauração física do indivíduo. Já o sono REM é a fase onde ocorrem os sonhos e está mais relacionada a restauração dasfunções cognitivas.
Estamos acostumados a ouvir que oito horas de sono é o tempo ideal para que consigamos repor nossas energias; mas nem sempre é assim que funciona. Carolina Daurea esclarece que a quantidade de horas de sono ideal é uma variação individual. “Algumas pessoas conhecidas por curto dormidores precisam de no máximo 6 horas de sono por noite. Os longo dormidores tem a necessidade mínima de 9 horas, e osindiferentes, que são a maioria da população, dormem em média de 7 a 8 horas por dia. Vale lembrar que mais importante que a quantidade é a qualidade desse sono”, explica
As melhores posições para dormir
Barriga para cima
Com as costas deitadas no colchão, os braços repousados ao lado do corpo e o travesseiro mais baixo que a altura dos ombros para não forçar o pescoço. Essa posição pode, por outro lado, favorecer roncos e apneia do sono. “A posição ideal para dormir seria em decúbito dorsal ou ‘de barriga para cima’ pois mantém os membros alinhados ao corpo, o que facilita a circulação arterial e venosa além de facilitar o movimento respiratório, possibilitando maior expansão pulmonar e, consequentemente, oxigenando melhor os tecidos do corpo”, recomenda o Dr. Rubene Campos.
De lado
Deitando de lado, com uma almofada entre as pernas, você mantém a coluna ereta e não compromete a circulação sanguínea. O travesseiro deve estar na altura dos ombros para evitar que o pescoço fique de lado. O Dr. Rubene enfatiza que “dormir de lado, também é uma boa posição desde que tenha um apoio com travesseiro mantendo o alinhamento da cabeça e entre as pernas evitando a pressão de uma sobre a outra”.
Mas de qual lado?
Dormir virado para o lado direito ou esquerdo pode fazer diferença, de acordo com alguns estudos. Segundo essas pesquisas, dormir do lado esquerdo melhora a digestão e evita azia e queimação. Também é a posição indicada para mulheres grávidas, pois favorece na circulação do sangue para o feto e na drenagem linfática natural do organismo.
As piores posições para dormir
De bruços
“O decúbito ventral é a posição menos indicada pois obriga a um esforço em rotação da coluna cervical e reduz a expansão dos pulmões, diminuindo a oxigenação do corpo”, esclarece o osteopata Rubene Campos. Para poder respirar será necessário torcer o pescoço para o lado. Essa posição pode trazer dores nas costas, tendinite entre outros males físicos, mas também pode reduzir a possibilidade de roncos.
Fetal
A posição fetal é aquela em que a pessoa fica de lado, mas com as costas arqueadas e com as pernas levantadas, como a posição de um feto na barriga da mãe. Não é indicada pois força a coluna e o pescoço e atrapalha a respiração, além de impedir que a postura fique correta.
O Dr. Rubene alerta ainda que quem dorme com as mãos embaixo do travesseiro ou da cabeça está sujeito à lesões nos tendões do ombro.
Dicas práticas para você dormir bem
Algumas recomendações que você pode seguir para ter mais qualidade no sono e acordar sem dores e bem descansado.
- Evite dormir com os braços para cima: pode causar bursite ou dor nos ombros.
- Evite apoiar um membro no outro, principalmente as pernas, na posição de lado, ou os joelhos.
- Evite dormir em cima do braço ou das mãos.
- Manter a coluna ereta é fundamental.
- Use travesseiros para ajustar: Entre as pernas quando deitar de lado, no lombar para quem dorme de barriga para cima, abaixo da barriga para grávidas e, claro, para o pescoço, sempre mantendo alinhada a coluna.
- Escolha colchão e travesseiros adequados para o seu peso e tipo físico.
Se você tem problemas para dormir, sente dores no corpo ou constantemente tem a sensação de que a noite de sono não foi satisfatória, procure um especialista do sono ou um osteopata. Apesar de parecer um problema pequeno, pequenas mudanças de comportamento ou tratamentos simples podem ajudar a melhorar seu descanso e assim influenciar em toda sua qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário